Como foi minha experiência fotografando um casamento homoafetivo
Para mim, ser fotógrafo de casamento e de famílias é registrar momentos únicos e felizes na vida das pessoas.
É registrar o amor nas suas mais variadas formas, seus mais variados sentidos!
A fotografia não apenas registra, mas também expressa um sentimento, diferentes formas de contar histórias, encontros, realização de sonhos, momentos marcantes na vida das pessoas.
A fotografia marca também um tempo!!!
Atualmente o mundo está em um movimento contrário a qualquer tipo de preconceito. Muito ainda se tem a avançar, porém apesar disso ter uma relação homoafetiva, assumir esta relação diante da família, amigos e a sociedade, são desafios que muitos estão conseguindo superar e viver sua relação como qualquer outra, livre de julgamentos internos e externos.

A união homoafetiva que antes parecia ser "diferente" já não é mais tão diferente assim, e na nossa visão romântica das coisas, o amor está se sobressaindo e as uniões homoafetivas oficializadas estão crescendo cada vez mais.

Momentos antes do sim!
Segundo o site Huffpost Brasil, em pesquisa realizada em 2017 e divulgada em 2018 pelo IBGE, o número de casamentos homoafetivos no Brasil cresceu 10%, totalizando 5.887 de uniões realizadas oficialmente.

Topo do bolo: arco-íris por todos os lados!
Nisso entra o aumento da procura de profissionais fotógrafos para registrar esses momentos, para registrar a oficialização deste amor que, na nossa opinião, deveria ser considerada tão comum e tão livre de preconceitos como qualquer outra forma de amor!
Ensaio pré casamento ou ensaio pré wedding

Cumplicidade!
No meu trabalho busco fazer com que o dia do ensaio de casal seja tão animado e divertido que se torne um momento inesquecível! É o primeiro contato entre o fotógrafo e o casal sendo fotografados. Como fotógrafo sempre sugiro primeiramente que o ensaio pré wedding seja feito em um local que tenha significado para o casal, para que possam se soltar, ir quebrando o gelo e a timidez (se houver), e aquela lembrança seja não apenas de um ensaio pré casamento, mas de um momento da vida do casal. Sempre busco o caminho da descontração e do registro mais genuíno da personalidade de cada um e da relação entre os dois, para que as fotos fiquem o mais fiel àquilo que um sente pelo outro.

Não podia faltar a participação do Fred no ensaio pré wedding deles! O Pedro e o Bruno decidiram fazer seu ensaio com a paisagem do Ribeirão da Ilha, Floripa-SC.

O sorriso verdadeiro de quem encontrou o amor da vida!!!
Este casal, o Pedro e o Bruno, são muito especiais. Um casal simples e reservado. Fizemos as fotos no Ribeirão da Ilha, em Floripa-SC, local onde eles moram e que com certeza não faria sentido a eles que o ensaio ocorresse em outro local.
Casamento
O dia do casamento é o momento mais especial. Sempre faço uma reunião com o casal e se possível com os demais profissionais contratados para que tudo saia da forma como os noivos esperam, afinal, é um dia em que a concretização de um sonho se realizará!!!

Olha a bandeira LGBT aí novamente! Dessa vez, a celebrante se encovolveu com um lenço com as cores do arco-íris. Sensibilidade para todos os lados!!!
O Pedro e o Bruno me procuraram para realizar seu casamento porque se identificaram comigo e com o meu trabalho, com a minha forma de registrar momentos cheios de amor e cumplicidade! Procurei sempre criar um clima de amizade e sintonia, o que é imprescindível para que tenham total confiança e possam, no dia do casamento, apenas curtirem ao máximo o dia mais importante da vida deles!
Eles optaram por um casamento mais íntimo, na Pousada que eles mesmos administram no Ribeirão da Ilha.

Na decoração, uma cortina de tsurus formando um arco-íris, símbolos da paz e do orgulho LGBT. Um ideia linda com um significado que me marcou demais!!!

Cortina de tsurus nas cores do arco-íris, lindo!!!

O que aprendi sendo o fotógrafo escolhido por esse casal incrível para que eternizar o dia mais importante da vida deles???
Que não existe gênero nem padrão para o amor de verdade!
